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20/04/2017

OPÇÕES: BURACOS OU PEDÁGIOS?

Editorial

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Viajei pelo interior de São Paulo na região de Campinas e desfrutei das maravilhosas rodovias daquela região que fizeram me lembrar as super estradas pelas quais trafeguei nos USA, Canadá e Europa.


Todas elas pedagiadas, e os pedágios não são baratos, pois no caso brasileiro foi uma opção dos paulistas, trocar o pedágio pelos buracos; mais do que isto os pedágios por rodovias duplicadas de alto padrão internacional.


Ao contrário, como de habit...o, os gaúchos questionam questões que já foram adotadas com sucesso nos Países do primeiro mundo.


Falta-nos humildade para reconhecer que a capacidade de investimento do RS no item Rodovias por exemplo, é próximo de zero; rodovias federais idem idem.


E consequência falta-nos recurso não só para manutenção da malha existente, como também completar a duplicação de rodovias essenciais como a 386, a 118, e a BR 116 por exemplo, onde o trecho Porto Alegre Rio Grande, por exemplo, arrasta-se por décadas, sem falar na imprudente demora em a construção da segunda ponte.


Os gaúchos do contra, do anti desenvolvimento não fazem nem deixam fazer e assim as obras se perpetuam com inúteis e acaloradas discussões.

O não terminar ou fazer novas obras significa ignorar o custo da logística, componente inerte, pois não integra o processo, não permite a redução da distancia entre o custo da produção dentro da lavoura e o preço que o mercado paga pelo produto.


Optar pelo buraco invés do pedágio é um crime inominável que só merece uma terminologia: a expressão burra de uma visão míope e egoísta.


Não faz e não deixa fazer!

 

Por Paulo Vellinho **

 

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